Ateliês Vienenses 1903-1932: A luxúria da beleza

Ateliês Vienenses 1903-1932 : A luxúria da beleza (Wiener Werkstätte 1903-1932: The luxury of the Beauty)
De 2/10/2017 a 29/01/2018, Neue Galerie Nova Iorque
A Neue Galerie, galeria em Nova Iorque dedicada à difusão da arte germânica e austríaca, apresenta a exposição Wiener Werksätte (Ateliês Vienenses).
A Wiener Werkstätte era uma associação de artistas e artesãos, que existiu em Viena de 1903 a 1932. A principal motivação para o surgimento da Associação era a produção de objetos de alta qualidade artística e estética. Essa produção, de amplo espectro, incluía desde objetos de uso quotidiano, tais como louças e utensílios usados na limpeza da casa, a joias e artigos de moda, cartões postais e cartazes, passando pela decoração de casas particulares e cabarés.

Centro de mesa-Josef Hoffmann 1912, Wiener Werkstätte. Photo: © MAK/Georg Mayer
A exposição mostra mais de 400 objetos, tais como louças, móveis, joias, material têxtil e papel de parede, cedidos por colecionadores particulares e públicos dos Estados Unidos e da Europa.
O termo Wiener Werkstätte não é tão conhecido do grande público quanto o movimento Secessão Vienense. No entanto, a Wiener Werkstätte pode ser considerada como uma continuação natural da Secessão, no que diz respeito às Artes e Ofícios. A produção dos primeiros anos da Wiener Werkstätte, de estilo futurista, marcou para sempre a história do estilismo.
O arquiteto Josef Hoffmann, o grafista e pintor Koloman Moser, membros fundadores da Secessão, e o industrial e mecenas vienense Fritz Waerndorfer foram os fundadores da Wiener Werkstätte, inspirados no movimento Arts and Crafts, que surgiu na Inglaterra e Escócia por volta de 1860. O Arts and Crafts critica os efeitos da mecanização e da impessoalidade provenientes da revolução industrial no processo criativo . A Wiener Werkstätte seria uma comunidade de produção criada por artistas e artesãos com o intuito de fazer um contraponto ao historicismo e à imitação de objetos antigos através de um estilo despojado, funcional e elegante.
A Wiener Werkstätte foi um dos mais longos movimentos de design do século XX, influenciando marcantemente o modernismo e a Art Déco. Tinha como princípio a total liberdade artística, o que resultou numa produção diversificada de design, e o fato de congregar artistas e artesãos de alto padrão tornou a Áustria em referência de design no período entre o começo do século XX e a Grande Depressão do final dos anos 20.
Apesar de sua projeção mundial, com importantes encomendas e escritórios espalhados pelo mundo, na Alemanha, Suíça e Estados Unidos, a companhia Wiener Werkstätte, desde o início, sofreu grandes dificuldades financeiras, agravadas pela crise mundial econômica de 1929, que afastou sua principal clientela, a alta burguesia vienense. A empresa fecha suas portas definitivamente em 1932.
A exposição da Neue Galerie é dividida em três partes: “Anos de fundação (Founding Years), 1903-05”; “Anos de Colheita (Harvesting Years), 1906-14” e “Anos de reinvenção (Years of Reinvention), 1915-32”.
O acervo da Neue Galerie de objetos da Wiener Werkstätte é primoroso, assim, a exposição é um refrigério para os olhos de quem aprecia arte e bom gosto.
Conforme a proposta do blog, nossa intenção é despertar o interesse pelo tema da exposição e contar um pouco da história dos artistas e do contexto em que eles viveram. Assim, se você quiser saber mais sobre os períodos acima mencionados acesse Ateliês Vienenses (Wiener Werkstätte) 1903-1905 e Ateliês Vienenses (Wiener Werkstätte) 1906-1932.
Para informações sobre a Neue Galerie, acesse Neue Galerie NY