VIAJE ARTE é um blog de viagens com foco em ARTE, para pessoas que não dissociam a arte de todas as coisas da vida.

Queremos provocar no leitor a vontade de conhecer um pouco mais sobre o artista e sua obra, bem como sobre o local onde a obra está sendo exposta. Nosso objetivo é o de colaborar para ampliar a sua experiência única com a ARTE durante a sua viagem.

Não somos nem artistas nem críticos de arte e muito menos pensadores da arte. Somos pessoas como você, que buscam nas experiências de viagem pelo mundo um encontro mais profundo com a criação artística humana e a cultura local.

Nos nossos artigos contamos um pouco da biografia do artista e o contexto em que ele desenvolveu a sua obra, e indicamos uma série de links onde você pode aprofundar o conhecimento sobre o tema.

Aproveitamos também para falar um pouco do local de exposição da obra, que muitas das vezes são espaços com forte associação à história e cultura locais.  E claro, damos dicas para que você possa aproveitar melhor a sua visita. Exercitar o olhar, seja para a arte, para a culinária ou para os costumes e tradições enriquecem ainda mais nossas viagens e nos trazem uma experiência única.

Compartilhem suas viagens e experiências conosco! E VIAJE ARTE!

Sheila Veloso

Sou carioca, minha formação acadêmica e atividade profissional são na área científica. Desde cedo, porém, tenho interesse pelas artes: inicialmente pela música, através do estudo de piano durante minha infância e adolescência e, posteriormente, pelas artes plásticas, despertado por visitas a exposições  e museus durante os anos em que vivi no exterior fazendo meus estudos de pós-graduação. Comecei a ver a arte sob pelo menos dois aspectos: a emoção que ela transmite e o contexto em que ela foi criada.

Adoro viajar e faço-o sempre que possível.  Começo a viagem bem antes da data programada, procurando me informar sobre as exposições e concertos que estão acontecendo, já antecipando o encanto. Aliás, é isso que às vezes determina o destino da viagem e nunca me decepcionei.

 

 

Angela Nogueira

Carioca, viciada em bicicleta, amante de diversas artes: adoro cinema, música clássica, literatura e artes plásticas. Engenheira de formação, adquiri o gosto pelas artes desde pequena, por influência de minha mãe que colocava arte em tudo que fazia. Com ela aprendi a bordar, costurar, pintar... Em seguida veio a paixão pela música, através do estudo de piano. Como uma legítima sagitariana, o amor pelo saber aliado às viagens logo se fez presente. Conhecer outras culturas, sua arte, como vivem e como pensam alimentam a minha alma, me fazem sair da zona de conforto para desvendar novos horizontes.

Hoje, com dois filhos morando fora do Brasil, tenho uma bela desculpa para voar de um continente a outro. Afinal, a melhor viagem é sempre a que estamos planejando!